O pneu estourou dia 07.01 (Terça Feira) de uma viagem que eu e minha família fizemos a Curitiba, enquanto estávamos voltando no percurso na (BR-487) que liga Pitanga a Campo Mourão (Paraná), logo após um quebra mola no distrito de Luisiana por volta de umas 21:30.
Imagem 1:
O percurso de onde trafegava (mostrando as duas cidades, eu ia de Pitanga sentido a Campo Mourão, a BR-487 é uma rodovia em péssimas condições, evite vir por ela de noite, muito difícil identificar buracos na estrada..Imagem 2:
Com mais zoom já é possível identificar o distrito de Luisiana
Imagem 3:
dando-se mais zoom o trevo por qual passei já é visível
Imagem 4:
Estávamos indo no mesmo sentido desta caminhoneta da imagem, só que tinha um caminhão a minha frente, cerca de 1 km depois de passar essa lombada encontrei o buraco na pista que atingiu a roda dianteira esquerda.
Eu estava atrás de um caminhão no Novo Palio, a uma distância de 10 m, me preparando para ultrapassá-lo (a uns 90 por hora) e de repente me vem esse buraco muito profundo, os 4 ocupantes do carro sentiram um forte impacto, e logo após um barulho intermitente na roda enquanto a mesma rodava (pá, pá, pá, pá....) , tive quase certeza que o pneu tinha estourado, encostei o carro no acostamento para olhar (ligando o pisca alerta), o pneu me pareceu bem, voltei a andar com o carro, mas um barulho intermitente continuou por mais uns 15 minutos, fui devagar pois temia que tivesse estragado o mecanismo de suporte para a roda, podendo até soltá-la durante o percurso, com o tempo o barulho sumiu, então continuei até Goioerê.
No dia seguinte ao lavar o carro notei um amassado na carlota do mesmo e o pneu muito vazio (pela metade de ar)
Consultei o manual e realizei a troca pelo pneu step, como o carro já passou dos 15 mil km, planejo arrumar o step durante a revisão na concessionária.!
Os Novo Palio utiliza pneus Tubeless (sem câmera de ar), a manutenção e revisão dos pneus e das rodas deve ser feita na rede assistencial Fiat.
Evitar a substituição individual dos pneus. Se possível, substituir pelo menos os pneus do mesmo eixo, ou seja os pneus dianteiros ou traseiros, aos pares.
Planejo arrumar o pneu estragado na rede assistencial (provavelmente na concessionária) e colocá-lo no lugar novamente (para evitar desbalanceamento)
No manual também aconselha que em caso de forte impacto do pneu é necessário balancear a respectiva roda. (mas isso eu vou fazer o julgamento, por enquanto não ouve sinais que esse impacto desbalanceou a roda do veículo, não há vibrações na direção, mas caso eu suspeite de algo logo levarei para a manutenção! )
O desbalanceamento provoca desgaste da direção, da suspensão e dos pneus. (manual D-26).
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